A meia entrada em cinemas, circos, espetáculos teatrais, esportivos, musicais e de lazer é um direito garantido a todo estudante, e está baseado na ideia de que a formação do aluno é mais ampla do que sua simples ida à escola, incluindo também sua participação em atividades que o coloquem em contato com diversos tipos de produções culturais. 

A Lei Estadual nº 7844 (de 13/05/92) que regula o acesso a este direito diz que os alunos matriculados em estabelecimentos regulares de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus (fundamental, médio e superior) têm direito a pagar meia entrada. Isso significa que alunos de cursinho pré-vestibular e de outros cursos livres (como cursos de idiomas, e de informática) não são beneficiados com a lei da meia-entrada. Para ter acesso a este direito, o aluno deve se identificar como tal, apresentando na bilheteria do evento de que vai participar um documento fornecido pela escola como a carteirinha estudantil do ano em vigor, comprovante de matrícula ou pagamento de mensalidade. Outra opção de identificação estudantil é a carteirinha emitida pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES (para alunos do ensino fundamental, médio e técnico), cuja validade é de um ano. A Carteira da UBES, além de ser usada como identificação estudantil, também dá desconto em lojas e lanchonetes conveniadas. 

Carteirinha do estudante (frente e verso)

O Instituto Paulo Apóstolo fornece a carteirinha do estudante a todos os alunos matriculados que estejam cursando normalmente seus cursos. Cada aluno recebe a sua carteira em casa ou diretamente na escola ou pólo de apoio presencial onde esteja matriculado. Lembramos que os alunos de cursos profissionalizantes e de informática recebem a carteira do estudante, mas esta não dá direito à meia entrada. Caso o aluno perca sua carteira do estudante uma segunda via da mesma pode ser requerida na secretaria da unidade, após o pagamento da taxa referente a emissão de segunda via, conforme tabela de preços praticada e informada na secretaria.

IPA - Instituto Paulo Apóstolo - Estrada do Rio Grande nº 162 - Taquara - Rio de Janeiro RJ - CEP:22720-011 
Telefone: (21) 4040-4015 / 4108-8163 / 4101-0593 / 2426-1970